EDUCAR SEM BULLYING

Amigos (as) leitores (as),

O bullying não é brincadeira. A violência na escola é um problema sério. Por esta razão, é preciso combatê-la.

Todos nós devemos valorizar a regra de ouro: "Trate os outros como você quer ser tratado", pois ninguém merece ser maltratado e não devemos tolerar maus tratos.

Convido você para fazer parte do "Educar sem Bullying". Somente juntos poderemos evitar este mal que ameaça as nossas vidas.


"Bullying nem pensar! Não deixe essa moda pegar!" Viva em paz!


Prof. Edilúcia

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Publicações sobre o Bullying

Peça apresentada pela E.M.Cônego Mathias Freire

Palestra sobre bullying é voltada para público infantil

Ter, 19 de Abril de 2011 17:48
Cerca de 200 crianças de seis a dez anos de idade do colégio particular “Evolução”, localizado no bairro Miramar, em João Pessoa, participaram, nesta segunda-feira (18), do projeto “Bullying não é brincadeira”. Elas discutiram com promotores de Justiça e especialistas da área da educação a importância do respeito às diferenças e estratégias para combater a violência psicológica e física praticada de forma repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
Essa foi a primeira vez que representantes do MPPB falaram sobre esse tipo de violência ao público infantil. De acordo com o promotor de Justiça da Infância e Juventude que coordena o projeto da Capital, Alley Borges Escorel, o assunto foi abordado de forma lúdica, através de uma peça de teatro encenada por alunos da Escola Municipal Matias Freire e de palestras. “Quisemos introduzir a ideia do respeito à diferença através de uma dramatização encenada por crianças da mesma faixa etária dos alunos que assistiram à peça”, explicou o promotor de Justiça.
Após a dramatização, a promotora de Justiça que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente (Caop da Criança e do Adolescente), Soraya Escorel, conversou com os alunos sobre o sofrimento causado por esse tipo de comportamento agressivo.

O evento também contou com a participação da pedagoga Lídia Rezende Fernandes, autora do livro “Apelido? Tô fora!”. Ela falou sobre os malefícios do apelido, que desrespeita a individualidade das pessoas e descaracteriza o nome.

“Anjos da guarda”

A peça de teatro sobre bullying apresentada no colégio particular foi dramatizada por “anjos da guarda”, crianças que têm a função de vigiar e proteger no ambiente escolar alunos que sejam potenciais vítimas de bullying. “Eles acabam sendo a 'ponte' entre esses alunos e a coordenação da escola”, explicou Alley Escorel.

Os alunos “anjos da guarda” fazem parte do projeto de combate ao bullying que está sendo desenvolvido na rede municipal de ensino pela Secretaria de Educação de João Pessoa para atender ao termo de ajustamento de conduta (TAC) celebrado no ano passado com o MPPB. “Esse é um dos frutos do trabalho do Ministério Público. A ideia é fazer com que isso sirva de exemplo para outras escolas”, comemorou o promotor de Justiça da Infância e Juventude.

“Não é brincadeira!”

O projeto “Bullying não é brincadeira” faz parte do planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba e uma das principais ações que serão desenvolvidas nos próximos seis anos pelo Caop da Criança e do Adolescente. Ele será desenvolvido pelas promotorias de Justiça nas escolas da rede pública e particular.

Ministério Público da Paraíba - 2011.
Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro - CEP:58013-030. Telefone: (83)2107-6000

Nenhum comentário:

Postar um comentário