EDUCAR SEM BULLYING

Amigos (as) leitores (as),

O bullying não é brincadeira. A violência na escola é um problema sério. Por esta razão, é preciso combatê-la.

Todos nós devemos valorizar a regra de ouro: "Trate os outros como você quer ser tratado", pois ninguém merece ser maltratado e não devemos tolerar maus tratos.

Convido você para fazer parte do "Educar sem Bullying". Somente juntos poderemos evitar este mal que ameaça as nossas vidas.


"Bullying nem pensar! Não deixe essa moda pegar!" Viva em paz!


Prof. Edilúcia

quinta-feira, 29 de março de 2012

Segundo pesquisa, brasileiro lê quatro livros por ano

O brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora. É o que aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada hoje (28) pelo Instituto Pró-Livro. O estudo realizado entre junho e julho de 2011 entrevistou mais de 5 mil pessoas em 315 municípios.

Em 2008, o instituto divulgou pesquisa semelhante que apontava a leitura média de 4,7 livros por ano. Entretanto, a entidade não considera que houve uma queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.

De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores ou 88,2 milhões de pessoas. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. Entre as mulheres, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%).

Ao perguntar para os entrevistados quantos livros foram lidos nos últimos três meses, período considerado pelo estudo como de mais fácil para lembrança, a média de exemplares foi 1,85. Desse total, 1,05 exemplar foi escolhido por iniciativa própria e 0,81 indicados pela escola.

Entre os estudantes, a média de livros lidos passa para 3,41 exemplares nos últimos três meses. Os alunos leem 1,2 livro por iniciativa própria, divididos entre literatura (0,47), Bíblia (0,15), livros religiosos (0,11) e outros gêneros (0,47).

De acordo com o estudo, a Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos, seguido de livros didáticos, romances, livros religiosos, contos, literatura infantil, entre outros.
Agência Brasil
Fonte:http://www.iparaiba.com.br/

Inscrições abertas para cursos gratuitos no SENAI de João Pessoa

O Centro de Educação Profissional do SENAI “Odilon Ribeiro Coutinho”, localizado em João Pessoa, está com inscrições abertas para cursos de Qualificação Profissional. As aulas serão realizadas através de parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

Existem vagas para cursos nas áreas de Mecânica, Alimentação, Design Gráfico, Informática, Serigrafia, Vestuário, Eletricidade e Administração. Estão sendo formadas turmas para os horários da manhã (7h às 11h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h).

Todos os cursos são gratuitos e destinados a estudantes do ensino médio de escolas públicas da Paraíba. Para realizar a matrícula, o candidato precisa apresentar ao SENAI cópia dos documentos de CPF, RG, comprovante de residência, cartão Bolsa Família (caso possua), além de declaração da escola onde está cursando o ensino médio. Os alunos menores de 18 anos também devem apresentar cópia do RG e CPF de seus pais.

Criado em outubro de 2011 pela Presidente Dilma Rousseff, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de projetos e ações de assistência técnica e financeira, que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros. O SENAI da Paraíba tem a meta de atingir o número de 80 mil matrículas até 2014, através do Pronatec.

Informações adicionais pelo telefone: (83) 3044-6642.
Redação iParaíba com Ascom

Tags: senai, odilon ribeiro coutinho, inscrições abertas, qualificação profissional, cursos, aulas, parceria,

Entrega da primeira remessa de Carteiras de Estudante 2012 é adiada para a próxima semana


Serão 30 mil documentos só entregues

Anunciada para ter início no último dia 26, a entrega das Carteiras de Identidade Estudantil (CIE) 2012 dos estudantes universitários de instituições públicas e privadas de João Pessoa e Campina Grande foi adiada para a próxima terça-feira, 3, em função de uma reforma que está sendo feita no posto de atendimento da União Estadual dos Estudantes (UEE), no Terminal Rodoviário de João Pessoa, onde grande parte dos estudantes faz a retirada do documento. O diretor da UEE, Alexandre Sousa, explicou que o primeiro lote de carteiras para João Pessoa totaliza cerca de 30 mil documentos e que a obra no local poderia prejudicar a entrega das carteiras. “Estamos fazendo isso para dar mais conforto ao estudante e não para causar-lhe mais transtornos com uma obra acontecendo no local. Por isso, vamos aguardar a conclusão dela”, disse ele, lembrando que em Campina serão entregues cerca de 10 mil carteiras.
http://www.wscom.com.br/noticia/educacao/ADIADA+ENTREGA+DE+CARTEIRAS+DE+ESTUDANTE-123189


Já o segundo lote de documentos estudantis, frisou o dirigente da UEE, será entregue no final de abril e corresponde a cerca de 7 mil carteiras para alunos de instituições da capital e outras 3 mil carteiras para os estudantes de Campina Grande. Vale destacar que as carteiras estudantis 2011 perdem a validade no final de maio, quando passa a vigorar, automaticamente, os documentos 2012. A partir do dia 1º de junho somente serão aceitas as carteiras 2012. Para Alexandre Sousa, as recentes notícias sobre possíveis mudanças nas regras para emissão e destinação dos documentos estudantis não diminuiu a procura dos alunos pelas carteiras.


“Tivemos até um aumento de solicitações na primeira remessa, pois os estudantes continuam a entender que somente com o documento 2012 seus direitos estão garantidos”, reforçou o dirigente da UEE, lembrando que para solicitar a CIE basta acessar o site www.estudante10.com.br. Na página, o estudante encontrará um ambiente onde ele deverá preencher um formulário com seus dados pessoais e, posteriormente, gerar um boleto para pagamento da taxa nos terminais Pagfacil/Multbank espalhados pela cidade. “O processo hoje é 100% online e isso facilita muito a vida do estudante, que antes tinha que pegar formulário em suas instituições, preencher e enfrentar longas filas para pagar e entregar a documentação”, afirmou.


Da Redação
WSCOM Online

PMJP promove I Fórum Municipal sobre Saúde da Mulher: Gênero e Violência

PMJP promove I Fórum Municipal sobre Saúde da Mulher: Gênero e Violência
29 mar 12
Enviar por Email Imprimir

Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, promove nesta sexta-feira (30), o I Fórum Municipal sobre Saúde da Mulher: Gênero e Violência. O evento acontece das 8h às 17h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O I Fórum é destinado aos profissionais da Rede de Atendimento às mulheres que vivem em situação de violência e irá debater temáticas como: a Lei Maria da Penha, Educação e Cultura Inclusiva, Saúde e Violência.

“A proposta é sensibilizar profissionais que estão diretamente no atendimento às mulheres em situação de violência. Levaremos o debate sobre a Lei Maria da Penha e os serviços existente no município para fortalecer, cada vez mais, as ações em Rede para melhor resultado na vida das mulheres”, disse a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes.

A secretária municipal de saúde, Roseana Meira, diz que o ano de 2012 será focado na discussão da saúde da mulher. “Pretendemos fazer um seminário com os profissionais da rede de atenção básica, especializada e hospitalar que se desdobrará durante o ano”, garantiu a secretária. Ainda segundo Roseana, a rede de atenção básica receberá visitas do Centro de Referência da Mulher. “É o local onde os profissionais estão mais próximos das mulheres e, com isso, podem referenciar com mais qualidade o serviço”, completa Roseana.

Fonte:http://www.joaopessoa.pb.gov.br/pmjp-promove-i-forum-municipal-sobre-saude-da-mulher-genero-e-violencia/

Estudantes comemoram Semana da Alimentação com práticas saudáveis


A rede municipal de ensino encerra com comemoração as atividades da ‘Semana de Alimentação Saudável’, desenvolvida pelas escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Crei), em cumprimento da lei nº 11.971 criada em 30/07/2010, que constitui anualmente a comemoração do período na última semana de março. As unidades de ensino de João Pessoa encerram o projeto sócio-educativo nesta sexta-feira (30).

Na escola Lions Tambaú, nos Bancários, vai haver, a partir das 9h30, um banquete com frutas variadas e uma exibição de vídeo sobre o trabalho desenvolvido pelo alunado durante a execução do projeto. A diretora da escola, Maria Da Luz Figueiredo, explicou que a cadeia alimentar e os nutrientes de cada alimento foram trabalhados em sala de aula. Houve aulas expositivas, apresentação de vídeo, atividades extracurriculares, produção de textos e cartazes e palestra com nutricionista.

“Os estudantes foram conscientizados sobre como a boa alimentação pode melhorar a qualidade de vida. Aprenderam de forma prazerosa como frutas, verduras e legumes são importantes para o nosso organismo”, esclareceu Da Luz.

A partir das 11h, no Crei Dona Tana, no Padre Zé, vai acontecer um almoço self-service com as crianças; palestra com a equipe de nutrição da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec); stands com alunos distribuindo alimentos alternativos aos visitantes para degustação; e entrega de panfletos informativos e receitas aos convidados.

A gestora do Centro, Patrícia Lopes,disse que o projeto proporcionou à comunidade momentos de vivências e reflexões referentes à adoção de um bom hábito alimentar por uma vida mais saudável. “No ambiente escolar, os nossos pequeninos já vivenciam a prática deste hábito, pois oferecemos um cardápio balanceado, que atende satisfatoriamente a todos. Nossa proposta é fortalecer nas crianças este hábito alimentar e estender às famílias atendidas pelo Crei”.
Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/estudantes-comemoram-semana-da-alimentacao-com-praticas-saudaveis/